Frente Parlamentar da Advocacia homenageia leiloeiros oficiais
Reunião da Frente Parlamentar da Advocacia nesta segunda-feira (20), no Plenário Rui Barbosa, homenageou o Dia Nacional dos Leiloeiros Oficiais e buscou esclarecer a opinião pública sobre a importância da categoria no sistema jurídico e econômico. O leiloeiro atua como agente responsável pela intermediação de bens, muitas vezes, vinculados a processos judiciais ou administrativos.
Presidente da Frente, o deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) disse que a cada ano aumenta a importância dos leiloeiros oficiais: “Sua função vai muito além da simples comercialização, sendo um elo fundamental para a efetivação da justiça, para a recuperação de créditos e para a destinação correta de patrimônios, contribuindo diretamente para a pacificação de conflitos”.
Durante a reunião, a frente parlamentar, juntamente com o Sindicato dos Leiloeiros, fez uma homenagem à desembargadora Janete Vargas Simões, eleita para presidir o Tribunal de Justiça do Espírito Santo no biênio 2026-2027.
“Eu me senti muito honrada de ser convidada para esse momento, porque tenho uma grande responsabilidade como primeira mulher da história a presidir o Judiciário e os leiloeiros são parceiros da Justiça”, disse a desembargadora.
Mazinho anunciou que vai protocolar um projeto de lei na Assembleia Legislativa estabelecendo 19 de outubro como o Dia Estadual do Leiloeiro e da Leiloeira, permitindo com isso que todos os anos a Ales lembre-se da categoria e possa promover seu reconhecimento.
Presidente do Sindicato dos Leiloeiros, Sued Peter Bastos Dyna realizou a palestra “Leiloeiro oficial conectando bens à solução de conflitos”. Ele lembrou que a profissão é reconhecida há quase 100 anos no Brasil, por meio do Decreto 21.981/1932, e que em 2015, a Lei 13.105 definiu as regras de sua atuação em leilões judiciais.
“Mais de 3 mil imóveis foram leiloados por leiloeiros oficiais no ano de 2024 em nosso estado, quando houve um aumento de 86% nos leilões e, agora, em 2025, o aumento está na faixa dos 75%. Isso aumenta cada vez mais a importância da categoria”, disse Sued Dyna.
Alexandre Buaiz, o leileiro mais antigo em atividade no Espírito Santo, com 47 anos de profissão, falou sobre os desafios que a categoria está enfrentando com os golpes aplicados por estelionatários que se passam como leiloeiros oficiais. “Os leilões falsos estão nos preocupando, porque os estelionatários utilizam-se, até mesmo, do brasão da Justiça para aplicar seus golpes por meios digitais”, afirmou Buaiz.
Homenageados com placas
- Janete Vargas Simões
- Mazinho dos Anjos
- Givaldo Vieira
- Idalberto Luiz Moro
- Lauro Coimbra
- Mauro César Rocha
- Nilton Basílio Teixeira
- Orlando Lopes Ferreira
- Paulo Afonso Meneguelli
Homenageados com certificados
- Janete Vargas Simões
- Suede Peter Bastos Dyna
- Djanir Darós
- Alexandre Buaiz Neto
- Orlando Lopes Fernandes
- Maria Amélia Dyna de Souza
- Mauro Colodete
- Hidirlene Duszeiko
- Gabriel Fardin Pereira
- Pietrângelo Rosalém
- Flávia de Oliveira Rocha
- Caroline de Sousa Ribas
- Alexsander Pretti Domingos
- Brenno de Figueiredo Porto
- Gustavo Bolzan
- Liliane de Narde Salles
- Manuela Masai Vilar Vieira do Nascimento
- Giovana Marques Coelho Bastos
- Marcelo Sepulcre Valadares